segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Espanha








A paisagem do território continental de Espanha é dominada por planaltos e cadeias montanhosas, como os Pirinéus e a Serra Nevada, onde nascem os grandes os rios, como o Ebro, o Douro, o Tejo e o Guadalquivir.






A Catalunha, o País Basco e a Galiza têm um estatuto especial, que lhes confere o direito de utilizar a sua própria língua e outros direitos, ao abrigo da Constituição de 1978, que consagra o respeito pela diversidade linguística e cultural numa Espanha unida.





O país está dividido em 17 comunidades autónomas (regiões) governadas por autoridades eleitas directamente pela respectiva população.






Os principais sectores da economia espanhola são a agricultura (especialmente fruta e produtos hortícolas, azeite e vinho), a pesca, os têxteis, a produção automóvel e o turismo.






A Espanha possui um valioso património artístico e cultural, no qual se destacam os pintores Velázquez, no século XVII, Goya, nos séculos XVIII e XIX e Picasso, Dali e Miró, no século XX.





A música e a dança características do flamenco espanhol são admiradas no mundo inteiro e “Dom Quixote”, a obra-prima de Cervantes, é um dos marcos da literatura europeia moderna. Importa ainda referir os realizadores de cinema Pedro Almodóvar, Alejandro Amenábar e Luis Buñuel que foram várias vezes galardoados com prémios internacionais.





Os pratos mais conhecidos da cozinha espanhola são a paella (arroz com frango, marisco e legumes) e a tortilha (omeleta com batata).






A sangria (à base de vinho com mistura de frutas) é uma bebida refrescante muito apreciada.












Rei de espanha


Juan Carlos I da Espanha (nome de baptismo: Juan Carlos Alfonso Víctor María de Bourbon y de Bourbon; Roma, 5 de janeiro de 1938), é o actual Rei de Espanha.



Sem comentários: